Quinta Valle Passos Tinta Amarela Tinto 2016

Portugal / Trás-os-Montes
2016
Uva
  • Tinta Amarela
Região Trás-os-Montes
Volume 75cl
País Portugal
Teor alcoólico 13,0%
13,49 €
 

Entrega em até 48 horas em Portugal Continental, após a expedição confirmada

Portes grátis acima de €39,99 em Portugal Continental

Tipo de vedante: Rolha Capacidade da garrafa (cl): 75
Família: Vinho Classificado Tipo: Vinho Tranquilo
Sub-família: Tinto Variedade: Monocasta
Ref. Qualidade: DOC Produtor: Quinta Valle Passos
Marca: Quinta Valle Passos País: Portugal
Região: Trás-os-Montes Graduação alcoolica: 13,0%
Amadurecimento: Estágio em cuba de inox durante 10 meses. Temperatura de consumo: 13º
Ano da colheita: 2016 Nota de prova - Cor: Cor rubi, de intensidade média.
Nota de prova - Aroma: Aroma fresco e delicado, com notas de frutos vermelhos e especiarias. Nota de prova - Sabor: Paladar com ataque cheio e volumoso, com acidez fresca e envolvente, num final longo, saboroso e persistente.
Nota de prova : Fresco, Frutado Vindima/Vinificação: Leve maceração pré-fermentativa, de forma a extrair as notas de fruta e especiarias típicas da Tinta Amarela. Fermentação alcoólica e malolática em cuba inox, com temperatura controlada.

Quinta Valle Passos

Em 138 A.C., os romanos - verdadeiros amantes da vinha e do vinho, estenderam o seu império até à Península Ibérica, trazendo consigo o conhecimento da produção deste néctar. Valpaços foi, então, palco de transformações que moldaram a viticultura e a enologia portuguesas. Entre os vestígios desta passagem destacam-se os lagares escavados nas rochas graníticas, na margem do rio Rabaçal. Lagares nos quais se fazia o Passum: vinho doce e pouco alcoólico, que fazia as delícias de Roma! O Passum era o único vinho que as mulheres do império bebiam, por ser mais doce e com “menos” álcool (NOTA: provavelmente o menor teor alcoólico na altura seria bastante diferente dos dias que correm). Acredita-se que o nome “Valpaços” teve a sua origem no nome deste célebre vinho, que percorreu todo o império Romano. Do Passum nasceu o Passos, e assim: Valle de Passos. Um vinho feito por mulheres, mãe e filha, em jeito de homenagem.
Ver todos os produtos
Escreva a sua própria avaliação
Escreva sua avaliação