Tapada do Chaves Branco 2017

Portugal / Alentejo
2017

Tapada do Chaves Branco 2017. A história da Tapada do Chaves remonta ao início do século XX, quando a família Chaves plantou na sua pequena tapada as primeiras vinhas nas encostas da Serra de São Mamede, iniciando uma relação de paixão e de dedicação à terra. Localizada na freguesia de Frangoneiro, nos arredores de Portalegre, a Tapada do Chaves, acumula mais de um século de existência e assumiu um papel proeminente na criação da região demarcada no Alentejo com os seus vinhos de origem protegida.
Na Tapada do Chaves encontram-se duas das mais velhas parcelas de vinha do Alentejo, em produção, com registos nos anos de 1901 para a vinha tinta e em 1903 para a vinha branca.
Com 60 hectares de terra e 32 de património vitícola, a tapada situa-se sobre um maciço de granito e a uma altitude generosa, numa zona fortemente influenciada pela orografia e pela cobertura agroflorestal, num microclima decisivo para a qualidade e tipicidade dos vinhos aí produzidos. Trata-se de um lugar singular pelo seu património e pelo seu potencial.

Mostrar mais
Região Alentejo
Volume 75cl
País Portugal
Teor alcoólico 14,5%
20,99 €
 

Entrega em até 48 horas em Portugal Continental, após a expedição confirmada

Portes grátis acima de €39,99 em Portugal Continental

Tipo de vedante: Rolha Capacidade da garrafa (cl): 75
Família: Vinho Classificado Tipo: Vinho Tranquilo
Sub-família: Branco Variedade: Blend
Produtor: Tapada do Chaves Marca: Tapada do Chaves
País: Portugal Região: Alentejo
Graduação alcoolica: 14,5% Amadurecimento: Durante 6 meses em depósito, sobre borra fina com batônnage periódica. Durante 3 meses em garrafa
Temperatura de consumo: 14º Ano da colheita: 2017
Alergénios: Sulfitos Nota de prova - Cor: Cor citrina com laivos dourados
Nota de prova - Aroma: Aroma intenso e complexo, com fruta fresca a dominar e suaves notas de flor de laranjeira Nota de prova - Sabor: Na boca é elegante e complexo, equilibrado, com volume, frescura e mineralidade, terminando de forma rica e elegante com persistência
Vindima/Vinificação: Vindima proveniente dos talhões clássicos existentes na tapada e também da vinha do “Castanheiro”, plantada em 2007 a cerca de 400 m de altitude. Escolha manual da uva, realizada bago a bago, que permitiu obter elevado controlo na homogeneidade qualitativa desde o início do processo produtivo. Procedeu-se à prensagem da uva, seguida de clarificação do mosto por gravidade - pelo método tradicional a baixa temperatura. As fermentações ocorreram em depósitos de aço inoxidável, a temperatura controlada e recorrendo a leveduras neutras, conseguindo-se desta forma preservar a tipicidade e expressão do terroir.

Tapada do Chaves

Na encosta da Serra de São Mamede, sobre um maciço de granito ergue-se um monte, rústico, e espraia-se uma vinha antiga, com mais de 100 anos. Localizada em Frangoneiro, nos arredores de Portalegre, em terras do Alto Alentejo, encontra-se a Tapada do Chaves, uma propriedade que dá origem a vinhos de qualidade reconhecida há quase 100 anos. São raras as propriedades vitivinícolas alentejanas que acumulam mais de um século de existência. A Tapada do Chaves é, por isso, um caso único no panorama alentejano. Trata-se de um lugar particular, singular pelo seu património, pela sua orografia.
Ver todos os produtos
Escreva a sua própria avaliação
Escreva sua avaliação