Compre Vinho da Região do Alentejo Online

 Envios Grátis em compras acima de €39,99 - PT Continental. Entrega em até 48 horas em Portugal Continental, após a expedição confirmada

 Vinhos Alentejanos

O Alentejo é uma das maiores e mais importantes regiões vitivinícolas de Portugal, onde a vista se perde em extensas planícies e paisagens únicas e deslumbrantes. Ocupando uma área equivalente a um terço de Portugal, é uma região detentora de um legado histórico vasto e monumental, de uma cultura extremamente rica, e caracterizada pelo seu povo sereno e hospitaleiro.

Esta região quente e seca beneficiou de inúmeros investimentos no sector vitivinícola que se traduziu na produção de alguns dos melhores Vinhos Portugueses, a maioria frutados e fáceis de beber, e consequentemente, no reconhecimento internacional dos Vinhos Alentejanos um pouco por todo mundo.

Sub-Regiões Alentejo

A Região do Alentejo é vasta e variada, mas apenas cinco por cento da terra é dedicada á produção de vinhos. Uma das áreas mais interessantes fica em torno da cidade de Portalegre, na direção da fronteira espanhola, onde a altitude e o clima frio são responsáveis pela produção de vinhos frescos e elegantes. Nesta Região tudo é diferente do restante Alentejo. Os solos, as castas, a altitude e a idade das próprias vinhas.

Por sua vez, a região central, em torno das cidades de Évora, Borba, Estremoz e Reguengos, é mais quente, o que auxilia o amadurecimento das próprias uvas e proporciona a criação de vinhos encorpados caracterizados por uma acidez equilibrada. Ainda mais ao sul, próximo de Beja, os grandes Vinhos são influenciados pelo solo que varia entre granito e xisto de giz.

Regiões Alentejo - Características

Todas as mais antigas Regiões Produtoras Portuguesas usufruem do Estatuto DOC. Para além de proteger a genuinidade da origem, procura assegurar a qualidade dos vinhos de cada Região, designadamente estabelecendo as castas recomendadas, os métodos de vinificação, o teor alcoólico mínimo, os rendimentos por hectare e os períodos de envelhecimento em garrafa ou em cascos. Para efeitos de regulamentação a DOC Alentejo é dividida em oito diferentes sub-regiões: Portalegre, Borba, Redondo, Vidigueira, Reguengos, Moura, Évora e Granja/Amareleja.

Os Vinhos do Alentejo são assim conhecidos por apresentar um perfil equilibrado, com estrutura, elegância e longevidade que permitem uma grande diversidade e opção de escolha ao consumidor mais exigente, seja para um consumo mais imediato ou para aguardar pacientemente o momento perfeito de consumo.

Descubra online a nossa vasta seleção de Vinhos Alentejanos e disfrute do melhor que a Região do Alentejo tem para lhe oferecer.

395 produtos encontrados

por página

395 produtos encontrados

por página