Compre Vinho Tinto Online ao Melhor Preço

Descubra online a nossa seleção de Vinhos Tinto ao melhor preço. Entregas em até 48 horas em Portugal Continental, após a expedição confirmada. ➡️ Compre Agora Online.

Sobre os Vinhos Tinto

O vinho tinto é o tipo de vinho mais universal de vinho, o vinho por excelência, o mais amplamente consumido e provavelmente o primeiro vinho já feito na história. Regra geral, o vinho tinto é produzido a partir de variedades tintas, pois assumem a cor do mosto deste tipo de uva, bem como as peles com as quais maceram por um tempo para adquirir as suas propriedades: cor, aromas , corpo e taninos.

Onde se produz o vinho tinto?

O vinho tinto é produzido em todo o mundo, embora as maiores áreas produtoras sejam Bordeaux, Borgonha, Vale de Napa, Toscana, Rioja (Espanha e Argentina) e Mendoza.

Uvas para o vinho tinto

Para a elaboração do vinho tinto, algumas das uvas mais utilizadas são: Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot, Syrah, Garnacha, Tempranillo e Malbec.

Em Portugal, a uva mais representativa e famosa é a Tinta Roriz, da qual são produzidos os vinhos tintos mais aclamados. É uma casta muito adaptável a diferentes climas e solos, por isso o seu cultivo tem aumentado e alargado para outras regiões, sobretudo para o Dão e Alentejo, onde se adaptou particularmente bem, mas também para regiões como o Ribatejo e Estremadura.

Envelhecimento do Vinho Tinto

O vinho tinto tem vários tempos de envelhecimento:

Vinho Crianza (mínimo de 24 meses, dos quais 6 em barrica);
Vinho de Reserva (mínimo de 36 meses, dos quais 12 em barrica);
Vinho Gran Reserva (mínimo de 60 meses, dos quais 18 em barrica).

O recipiente de envelhecimento mais comum são as barricas de carvalho sendo que os mais usados para os vinhos tintos são os franceses, americanos e russos.

Melhores combinações para vinho tinto:

As combinações mais clássicas para os vinhos tintos são as carnes vermelhas, presunto, queijos e, em geral, todos os ensopados, embora isso dependa do tipo de vinho tinto. Harmonizar vinho tinto sugere uma combinação mais forte, e mais complexa.

Gamay e Pinot Noir são opções leves, com pouca concentração de taninos, e que funcionam bem com carnes de aves (frango, peru e codorna), peixes magros, massas, e risotos preparados com legumes, e queijos de massa mole.

No meio da tabela temos as castas Carmenérè e Merlot, vinhos de intensidade, e corpo mediano. Combinam bem com carnes de caça, peixes de carne escura, e carne assada.

Tannat, Cabernet Sauvignon, Syrah e Malbec são variedades fortes, normalmente associadas a pratos de sabores intensos como as carnes vermelhas. Por serem vinhos robustos e muito intensos, a harmonização com os vinhos tintos encorpados torna-se, de certa forma, um pouco limitada.

Cortes gordos como a costela ou picanha, por exemplo, irão combinar bastante bem com estas castas.


Compre vinho tinto online.

1 produto encontrado

por página
  1. Soalheiro Oppaco Tinto 2019
      • 3.7
        Vivino

    1 produto encontrado

    por página